1) A Independência da Capitania de Sergipe (1820-22): História,
historiografia e memória.
Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio.
Ementa: O minicurso
propõe refletir, de modo introdutório, num diálogo amplo com a historiografia e
com as construções da memória, alguns aspectos relativos ao processo de
Independência da capitania de Sergipe no contexto da separação política da
América portuguesa.
Carga horária: 10 horas
Conteúdo:
1. O
local e o geral na discussão sobre a emancipação da América Portuguesa: o caso
de Sergipe.
2. Sergipe
e os projetos políticos na emancipação do Brasil
3. A
independência sergipana pelo olhar historiográfico
4. Questões
acerca da construção da memória sobre o oito de julho em
Sergipe.
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2) "O Caminho das Pedras" - Projeto de Pesquisa em História.
Prof. Msc. Kleber Luiz G. M. de Souza
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2) "O Caminho das Pedras" - Projeto de Pesquisa em História.
Prof. Msc. Kleber Luiz G. M. de Souza
Ementa: Instrumentalizar
os alunos de História (na modalidade presencial ou a distância) com os
conhecimentos necessários à elaboração de projetos de pesquisa para estudos em
nível de graduação ou pós-graduação, contribuindo para dirimir as principais
dúvidas existentes no processo.
Carga horária: 10 horas
Conteúdo:
- Delimitação temática: Espaço, tempo e problema;
- Justificativa, objetivos e hipóteses;
- O processo metodológico e a documentação histórica
- Métodos e técnicas de pesquisa
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3) Conhecendo o Patrimônio Imaterial
Prof. Msc. Verônica Nunes
Ementa: O patrimônio cultural como sabemos "conjugam as reminiscências e o sentido de pertencimento dos indivíduos", uma vertente do mesmo é o patrimônio imaterial. Assim, a proposta de realização do minicurso é no sentido de subsidiar os interessados em conhecer o patrimônio imaterial e como usá-lo na sala de aula.
Carga Horária: 10 horas
Conteúdo:
1. Patrimônio Imaterial: conceito
2. A legislação da UNESCO
3. Decreto 3551/2000 – O patrimônio imaterial brasileiro.
4. Uso educativo do patrimônio imaterial
- Delimitação temática: Espaço, tempo e problema;
- Justificativa, objetivos e hipóteses;
- O processo metodológico e a documentação histórica
- Métodos e técnicas de pesquisa
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3) Conhecendo o Patrimônio Imaterial
Prof. Msc. Verônica Nunes
Ementa: O patrimônio cultural como sabemos "conjugam as reminiscências e o sentido de pertencimento dos indivíduos", uma vertente do mesmo é o patrimônio imaterial. Assim, a proposta de realização do minicurso é no sentido de subsidiar os interessados em conhecer o patrimônio imaterial e como usá-lo na sala de aula.
Carga Horária: 10 horas
Conteúdo:
1. Patrimônio Imaterial: conceito
2. A legislação da UNESCO
3. Decreto 3551/2000 – O patrimônio imaterial brasileiro.
4. Uso educativo do patrimônio imaterial